04/08/2017 11:50

Conselho irá acompanhar V Encontro de Cheganças da Bahia em Saubara

A mesa diretora do Conselho Estadual de Cultura vai acompanhar neste sábado, 5, o V Encontro de Cheganças da Bahia que acontece hoje e amanhã no município de Saubara no recôncavo baiano. O Encontro vai reunir 12 grupos de marujada de nove municípios do Estado.

Também conhecida como Marujada, a Chegança é uma festa popular com espírito lúdico marcada também por elementos religiosos. Por meio de encenações dramáticas, com recursos de falas, cantos e danças, onde os grupos de cheganças representam o universo das navegações coloniais, lutas em embarcações e vida dos marujos.

A festa, de origem portuguesa, sofreu modificações no Brasil onde é realizada com características próprias em diferentes regiões do país sendo que o conhecimento sobre a manifestação foi marcado fortemente pela oralidade em seu processo de transmissão.

O Encontro de Cheganças em Saubara acontece anualmente desde 2013 e marca também o dia do padroeiro da cidade São Domingos de Gusmão que é celebrado hoje.

Os grupos de Cheganças do Estado têm reivindicado o reconhecimento da manifestação como patrimônio imaterial da Bahia e já há processo de avaliação em curso no Instituto de Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (Secult). Após confecção de dossiê e estudos, o processo deverá ser encaminhado à Câmara de Patrimônio do CEC que elaborará parecer a ser submetido à aprovação da plenária.

O V Encontro de Cheganças da Bahia é realizado com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia por intermédio do Centro de Culturas Populares e Identitárias, vinculada à Secult. O evento tem também apoio cultural das prefeituras de Saubara, Andaraí, Camaçari, Taperoá, Cairú, Paratinga e Lençóis.

A amanhã desfilarão em Saubara os seguintes grupos de Chegança: Chegança dos Marujos Fragata Brasileira, Chegança Feminina Barca Nova, Chegança de Mouros Barca Nova Feminina (Saubara), Chegança dos Mouros de Arembepe, Chegança Feminina de Arembepe (Camaçari), Marujada de Paratinga, Marujada de Cairú, Chegança de Taperoá, Marujada do Divino Espírito Santo de Andaraí, Marujada de Remanso, Chegança de Lençóis, Marujada de Jacobina.