• Programa de Estágio

Conselho Estadual de Cultura

08/08/2017 15:50

Nota de pesar pela perda da atriz e performer Ivana Chastinet

É com pesar que o Conselho Estadual de Cultura da Bahia recebeu a notícia da morte da atriz, performer, diretora teatral, cenógrafa, iluminadora e produtora artística soteropolitana, Ivana Chastinet. Ivana sofria de câncer e faleceu na manhã desta terça-feira, 8, aos 54 anos, devido a complicações decorrentes da doença. 

Durante sua carreira Ivana procurou desenvolver um trabalho que potencializasse seu corpo na composição artística fundamentando assim sua performance física, vocal e criativa.

Também se destacava por sua militância social integrando coletivos e movimentos como o Nosso Bairro é 2 de Julho e Articulação em Defesa do Centro Antigo de Salvador, desenvolvendo atividades de produção cultural e de ativista sociocultural. 

Protagonizou o filme “Para Além dos Seios” do cineasta Adriano Soares que, a partir do seio enquanto significante do feminino, descortina as relações com o corpo e gênero na contemporaneidade. Chastinet participou do documentário depois de uma mastectomia sem reconstituição, utilizando suas performances para criar reflexão sobre o tema.

O Conselho Estadual de Cultura da Bahia se solidariza com parentes, amigos e familiares,  por esta perda. 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.