• Programa de Estágio

Conselho Estadual de Cultura

20/12/2017 10:00

Moção de Aplauso ao Instituto Roque Araújo de Cinema e Audiovisual e seu fundador

Na plenária do dia 30 de novembro os conselheiros de Cultura aprovaram uma Moção de Aplausos ao Instituto Roque Araújo de Cinema e Audiovisual (IRA) e seu fundador, o cineasta Roque Araújo. A Moção é de autoria do presidente do Conselho, Emílio Tapioca, e foi aprovada por unanimidade.

Presente na sessão plenária, o homenageado destacou a importância do museu na Bahia. "Andando por algumas cidades baianas descobri que grande parte da população não conhece o trabalho de Glauber Rocha. O IRA é o único museu de Cinema e Audiovisual do Brasil. Em outubro, quando aconteceu a Feira Literária de Cachoeira (FLICA 2017), o museu recebeu mais de 5.400 pessoas em um só mês", relatou Araújo enquanto recebia a homenagem do CEC.

O IRA
Preservando acervo de máquinas, equipamentos e registros que constitui valiosa memória do cinema nacional, o IRA é um privilegiado espaço com estas características no país sendo visitado por milhares de estudantes, pesquisadores e amantes do cinema desde sua criação em 2014. O acervo do Instituto é composto por mais de 1000 equipamentos reunidos, entre eles peças raras e preciosidades cinematográficas que em sua maior parte ainda funcionam.

Confira aqui o texto da Moção.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.