Conselho Estadual de Cultura

05/04/2018 16:00

CEC tem plenárias na quinta-feira, 12

O Conselho de Cultura da Bahia se reúne na próxima quinta-feira, 12, em encontros pela manhã e pela tarde, nas que serão as primeiras plenárias após a posse dos novos conselheiros que se deu durante as atividades do CEC no âmbito do Fórum Social Mundial em março. 

A mesa diretoria, Emílio Tapioca e Ana Vaneska, presidente e vice-presidente do CEC respectivamente, abrirá a reunião, que deve contar ainda com a presença da secretária de Cultura, Arany Santana, e em seguida os  novos conselheiros deverão se apresentar. Devem ser esclarecidos tópicos da composição e do funcionamento da instituição para os novos membros. 

Ainda na plenária da manhã, será apresentada uma retrospectiva da gestão do CEC do ano anterior e a leitura da última ata de 2017, seguido de uma apresentação e avaliação do relatório referente à participação do Conselho no Fórum Social Mundial.

Já a plenária da tarde será dedicada a apresentação de informes e demandas trazidas pelo conjunto dos conselheiros e a apresentação do plano de gestão para o ano de 2018 pela mesa diretora.

O CONSELHO
Órgão colegiado do Sistema Estadual de Cultura, o Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC) tem entre suas atribuições a missão de apreciar e contribuir com a elaboração e o cumprimento do Plano Estadual de Cultura. Além disso, deve propor e estimular a discussão sobre temas relevantes para a cultura na Bahia, assim como promover a participação da sociedade civil na definição e fiscalização das políticas, programas, projetos e ações culturais. 

Compete ao CEC, entre outras atribuições, deliberar tecnicamente sobre os processos de tombamento, registro e salvaguarda de bens materiais e imateriais do estado, mediante dossiês previamente construídos pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Quando aprovados no Conselho de Cultura, os processos são direcionados para a governadoria e posteriormente encaminhados para aprovação do governador. 

Visitantes e interessados podem acompanhar as reuniões plenárias, na sede do Conselho localizada no prédio anexo ao Palácio da Aclamação, centro de Salvador. Para o dia 12, estão agendadas duas plenárias, a primeira às 9h e a segunda às 13h.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.