• novembro negro

• TV KIRIMURÊ

17/09/2019 16:00

CEC realiza plenária e dedica ao MAB moção de aplausos

O Conselho Estadual de Cultura realizou sessão plenária nesta terça (17). A reunião ocorreu no auditório do Museu de Arte da Bahia - MAB.

Entre as pautas do dia, os membros do CEC aprovaram a indicação proposta pelo Conselheiro Mateus Torres para o registro Especial da Noite da Beleza Negra, promovida pelo Ilê Aiyê, encaminhada ao IPAC.

Em seguida foi dedicada e aprovada a Moção de Aplauso ao Museu de Arte da Bahia, de autoria do conselheiro Emílio Tapioca. A equipe de colaboradores e colaboradoras do museu estiveram presentes no auditório acompanhados pelo diretor do MAB, Pedro Archanjo que agradeceu a moção em nome da equipe. Pedro durante breve discurso ressaltou que é preciso enfrentar as questões da contemporaneidade, mas sem perder as características do museu e sua concepção histórica. ''Nós transformamos o MAB em um equipamento de resistência e nós não vamos abrir mão disso'' afirmou Pedro.

Já no período da tarde em seguimento a pauta do dia, foi aprovado pelos conselheiros o parecer sobre o registro especial do Samba de Roda como patrimônio imaterial, pareeces este elaborado pela ex-conselheira Nide Nobre.

Outro ponto da pauta vespertina foi a abertura do ''Fala Sociedade'' onde o CEC abre as portas para a fala de membros da sociedade civil, nesta sessão participaram membros do Fórum Permanente de Quadrilhas Juninas, na ocasião foi apresentada uma carta elaborada em conjunto no primeiro fórum que foi realizado em agosto, na escola da dança da UFBA em Salvador.

Ao final dos trabalhos foi proposta em votação a recomposição para instalação da nova gestão dos membros da câmara técnica de patrimônio. Durante o encerramento da plenária foi mencionado um pesar pelo falecimento do produtor audiovisual Mario Sérgio Viana conhecido como Macarra Viana, que recebeu os aplausos dos presentes em respeito as suas contribuições artísticas culturais no cinema baiano e brasileiro.

O CEC realiza mensalmente sessões plenárias, abertas ao público.