• TV KIRIMURÊ

02/11/2019 20:10

CEC realiza plenária no IGHB e participa de ato público na Praça da Piedade

Na próxima sexta (8), o Conselho Estadual de Cultura realiza sessão plenária no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia - IGHB. A reunião será marcada pela participação do conselho no ato simbólico em homenagem a Revolta dos Búzios. A plenária recebe como convidado o Presidente do Conselho Estadual de Política Cultural do Estado do Pernambuco. O IGHB fica localizado na Avenida Sete de Setembro, Praça da Piedade em Salvador. A sessão plenária acontece das 9h às 13h. Aberta ao público.

Os conselheiros estaduais de cultura se reúnem no período da manhã para dar prosseguimento as pautas e deliberações que estão em andamento no colegiado, são discutidas pautas culturais, apreciada moções e realizado devidos informes, além da participação da sociedade civil dentro da pauta Fala Sociedade.

Como parte dos diálogos que o CEC mantém com diversos outros conselhos municipais e estaduais, nesta reunião o presidente do Conselho de Cultura do Estado de Pernambuco Jocimar Gonçalves participa da plenária, com objetivo de conhecer e ampliar mais os diálogos culturais em nosso país, sobretudo o fortalecimento da cultura do Nordeste.

Já no período da tarde os Conselheiros deixam o auditório do IGHB e seguem para uma simbólica plenária na Praça da Piedade, onde participam a convite do cineasta Antônio Olavo do Ato intitulado "Caminhada de Retorno dos Mártires da Revolta dos Búzios". A concentração do ato ocorre a partir das 14h na Praça da Piedade, seguido de caminhada que contará com a participação de blocos afro, entidades do movimento negro, movimentos sociais, grupos de cultura, arte que caminham em direção a Câmara Municipal de Salvador, onde ocorrerá uma audiência pública.

A importância da data - Em 8 de novembro de 1799, quatro homens negros: Luiz Gonzaga, João de Deus, Lucas Dantas e Manuel Faustino, saíram da antiga Cadeia Pública (atual Câmara de Vereadores) em direção à Praça da Piedade onde foram enforcados e esquartejados. Eles foram condenados pela tentativa de organizarem um Levante que pretendia declarar a independência política de Portugal e proclamar uma República Democrática, livre da escravidão. Também será homenageado o nome de Antônio José, morto envenenado na cela onde estava preso, em 28 de agosto de 1798. Antônio José, portanto, é o quinto mártir da revolta.

Câmara de Patrimônio - Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural. A Câmara regida pela lei 8.895/03 é um dos principais instrumentos de trabalho do Conselho, tendo como principal missão analisar e emitir parecer sobre pedidos de registros (patrimônios intangíveis) e tombamentos (bens materiais) encaminhados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). A reunião da Câmara acontecerá nesta quinta (7) às 9h30 da manhã na sede do Conselho localizada na Rua Marechal Floriano, Canela, em Salvador. Na última reunião do mês de outubro foram definidos para presidência e vice-presidência o Conselheiro Mateus Torres e a conselheira Bruna Setenta respectivamente, para o mandato de dois anos.

Conselho Estadual de Cultura (CEC) - Órgão colegiado do Sistema Estadual de Cultura que tem entre suas atribuições a missão de apreciar e contribuir com a elaboração e o cumprimento do Plano Estadual de Cultura. Além disso, deve propor e estimular a discussão sobre temas relevantes para a cultura na Bahia, assim como promover a participação da sociedade civil na definição e fiscalização das políticas, programas, projetos e ações culturais.

O CEC é responsável ainda por deliberar tecnicamente sobre processos de tombamento, registro e salvaguarda de bens materiais e imateriais do Estado, a partir de dossiês preparados previamente pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult). Se aprovados no CEC, os processos são encaminhados para a governadoria e em seguida para sanção do governador.

IGHB sediará reunião plenária nesta sexta (8)