• Corona Vírus Orientações

Câmara de Patrimônio

31/07/2020 10:30

VIII Encontro de Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia terá programação virtual

A Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira realiza desde 2013 o Encontro de Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia, nas ruas da cidade de Saubara. Chegando à oitava edição, este ano, por conta das prevenções para conter o avanço do covid-19, as atividades do evento serão virtuais e acontecerão entre os dias 1 e 8 de agosto. O encontro tem o apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

A programação virtual ocorre, por meio do instagram @marujadasaubara, com lives apresentando 12 mestres de diferentes municípios baianos; além de transmissão da Reverência Marujada de Saubara e apresentação da Embaixada de Caravelas. Segundo o coordenador do evento, Rosildo do Rosário, apesar do cenário atípico, as Cheganças, Marujadas e Embaixadas continuarão levando todo encanto e valor cultural. “Temos vários desafios, mas a pandemia não irá conter a nossa tradição. Nos adaptaremos e, com todos os cuidados necessários, vamos estar presentes nos lares das pessoas, reforçando e mantendo a nossa arte e a nossa cultura”, disse.

Em 2019, ponto alto da celebração com apresentação individual no palco (Foto: Lucas Vinicius/AscomCec)

Rosildo conta também que vai aproveitar os encontros para dialogar com os mestres sobre a produção dos documentos para reconhecimento do bem cultural pelo Iphan e a construção de um plano de salvaguarda. “Vamos aproveitar que contaremos com representantes das manifestações de vários municípios e discutir avanços para fortalecer ainda mais a nossa cultura. E para facilitar as deliberações das ações do coletivo, criamos uma rede com os grupos que vem facilitando e agilizando as tomadas de decisões”, completou.

Patrimônio

Em 2019, as manifestações das Cheganças, Marujadas e Embaixadas foram reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, sob o Decreto nº 18.905 de 11 de fevereiro, que averba o registro no Livro Especial de Expressões Lúdicas e Artísticas. Esta era uma das principais demandas dos grupos. A solicitação foi feita pela Associação Fragata Brasileira ao IPAC, que foi responsável pela realização do estudo e dossiê. O Conselho Estadual de Cultura através da presidente Pan Batista, do Conselheiro Nilo Trindade, entre outros membros do CEC estiveram presentes em agosto de 2019, no ato que celebrou o reconhecimento da manifestação como Patrimônio.

@marujadasaubara

Dia 1 de agosto
Lives:
18h – Mestre Braz (Taperoá) e Mestre Net (B.J. da Lapa)
19h – Mestre Damião (Paratinga) e Mestre Delvan (Remanso)

Dia 4 de agosto
11h – Transmissão da Reverência Marujada de Saubara
Lives:
18h  Mestra Fiinha (Saubara) e Mestre Lício (Lençóis)
19h  Mestre Santo (Jacobina) e Mestre Joãozinho (Alcobaça)

Dia 7 de agosto
Lives: