• Corona Vírus Orientações

08/09/2020 13:00

Nota de Pesar - Mestra Dona Pina

O Conselho Estadual de Cultura da Bahia emite pesar pelo falecimento de Mestra Crispina Lopes, conhecida popularmente como Dona Pina, uma das herdeiras de uma centenária manifestação popular - O Baile Pastoril – que reúne mulheres com saias rodadas, homens com pandeiros na mão e cantigas em homenagem ao nascimento do Deus Menino, prática cultural mestiça transmitida de geração em geração, referência de identidade cultural realizada em comunidades da Região Metropolitana de Salvador.

Em Simões Filho, Dona Pina que era pastora desde menina, sempre com entusiasmo realizou com o seu grupo diversas ações de salvaguarda como intercâmbios culturais, oficinas de transmissão de saberes, registro fotográfico, e em 2015, lançou com o apoio do FCBA/SECULT-BA, o livro: “Cantigas de um Baile Pastoril” com letras e partituras de 53 cantigas e 57 versos que até então estavam guardados na memória dos anciãos e já não eram repassados facilmente para as novas gerações. Com estas ações a festa de do Baile Pastoril na Comunidade Palmares, começou a se revigorar, o grupo cresceu atraindo mais crianças, pastorinhas e pastorinhos, que aprenderam com a saudosa mestra cantigas e versos, reinventando a tradição.

Em janeiro de 2018, o Barracão de Dona Pina foi palco do lançamento do curta documentário: “Histórias de Vida – Pastoras e Tocadores da Queimada da Palhinha e Festa Anual Queimada da Palhinha” na comunidade Palmares em Simões Filho-BA, que contou com apoio do Fundo de Cultura da Bahia.

Para amigos, amigas e familiares os nossos sentimentos pelo descanso desta Mestra do Saber.

Salve Mestra Pina!

Conselheiro Nilo Trindade