• Corona Vírus Orientações
  • Curta no Facebook
  • Nosso Instagram
  • Veja no YouTube
  • Acesse Linktree
  • LAB
  • Sepromi
  • TVE










  • Educadora FM
  • Respeita as Mina
  • MROSC

Conselho Estadual de Cultura

13/04/2021 15:50

SecultBA segue calendário de reuniões com Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia realizou mais uma etapa da sequência de encontros do calendário de reuniões com Dirigentes Municipais de Cultura, convocando os representantes dos territórios da Bacia do Rio Grande, Bacia do Rio Corrente, Velho Chico e Bacia do Paramirim, contemplando 49 municípios. A reunião virtual aconteceu na tarde desta terça (13), às 14h em sala virtual.  

 

A abertura do evento ocorreu com a fala da Superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura Ana Teixeira agradecendo aos dirigentes que atenderam ao chamado da Secult. Ana destacou em alguns pontos suas experiências culturais, reforçando a importância do trabalho cooperativo e colaborativo da Sudecult com as unidades vinculadas e demais dirigentes: “É importante que conselhos municipais, conselho do estado, redes de apoio, pontos de cultura, agentes culturais sejam fundamentais para que possamos fortalecer este processo de territorialização e desenvolvimento em cada canto da Bahia”. A Superintendente finalizou ressaltando ainda a importância nas formações, na constituição dos sistemas e do fortalecimento dos conselhos municipais de cultura como uma das atribuições da Sudecult, destacando que a política de desenvolvimento territorial da cultura faz parte do Plano Estadual de Cultura, da Lei Orgânica, bem como das diretrizes do regimento da SecultBa. 



 

Na sequência foi apresentada as diretorias que compõe a Sudecult: Jorge Ivan, responsável pela Diretoria de Cidadania Cultural - DCC pontuou como uma das atribuições o diálogo grupos e coletivos dos atuais Pontos de Cultura da Bahia, reconhecidas pelo papel importante e certificadas conforme a Política Nacional da Lei Cultura Viva. Já Diogo Carvalho que coordena a Diretoria de Espaços Culturais - DEC destacou o gerenciamento da diretoria com a dinamização, gestão, manutenção e programação de 17 espaços culturais no estado que são administrados pela Secult. Por fim Wdileston Souza responsável pela Diretoria de Territorialização da Cultura - DTC ressalta que a missão neste momento de é uma tarefa importante e imprescindível no estado em apoiar municípios, englobando as ações de agentes nos 27 territórios de identidade. “Fortalecer as gestões com o Sistema Municipal de Cultura e uma das ações, é fundamental para o cumprimento das metas do Plano Estadual de Cultura do Estado”. Finaliza. 

 

A reunião prosseguiu com diálogos dos dirigentes de cultura que apresentaram individualmente um breve panorama de cada município, alguns pontos citados cercam a situação atual da Lei Aldir Blanc bem como outras especificidades de cada município. Na oportunidade alguns dirigentes apresentaram sugestões e questionamentos pertinentes que foram acolhidos pela SecultBa durante a reunião, que serão respondidos posteriormente para cada dirigente.   

 

Também estiveram presentes na reunião o conselheiro Gilberto Gil representando a Presidente Pan Batista do Conselho Estadual de Cultura, David Terra presidente do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia (ADIMCBA), Vilma Campos coordenadora do Colegiado de Desenvolvimento Territorial – CODETER da Bacia do Rio Corrente e José Barreto representando o Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial – CEDETER. 

A próxima reunião acontece nesta quarta, 14 de abril, para as representações dos 57 municípios que integram os territórios Sudoeste Baiano, Médio Sudoeste e Sertão Produtivo. Todas as reuniões terão início às 14h e acontecem na Plataforma Google Meet. Para participar, é necessário que o órgão ou setor responsável pela gestão da cultura no município, preencha o cadastro da gestão municipal de cultura, através do formulário https://forms.gle/fNFz3eetKa6pL62D8 e receba, no e-mail cadastrado, o link para ingressar. 

 

Reunião com Dirigentes de Cultura- Mantendo a proposta de auxiliar na consolidação das políticas públicas de cultura nos municípios baianos, de conhecer as demandas das gestões e da comunidade cultural, e intensificar os diálogos sobre a Lei Aldir Blanc com os dirigentes espalhados pelos 27 territórios de identidade da Baia, a SecultBA dá continuidade às reuniões virtuais. Os novos encontros são divididos por territórios agrupados. Uma realização da Secretaria de Cultura e conta com o apoio da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), da União dos Prefeitos da Bahia (UPB) e da Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura do Estado da Bahia (ADIMCBA).

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.