• Oi sumido, tomar segunda dose
  • Use Máscara
  • novembro negro

Fazcultura

15/04/2021 15:40

Coelba e Instituto Neoenergia lançam Edital para seleção de projetos socioculturais com parceria do Fazcultura



Estão abertas até 17 de maio as inscrições para o Edital 2021 “Transformando Energia em Cultura”, que concederá apoio financeiro, por meio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura da Bahia (Fazcultura) da Secretaria de Cultura do Estado, (SecultBA), para projetos socioculturais que contribuam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

A iniciativa, fruto da parceria entre a Coelba e o Instituto Neoenergia, foi lançada em uma live  na tarde desta quinta-feira (15), com a participação dos diretores das instituições e do superintendente estadual de Promoção Cultural, Alexandre Simões.

“Temos investido na prospecção permanente de novos patrocinadores que acreditem na potencialidade e na grandeza cultural do nosso estado, por isso estamos muito felizes com essa parceria. O Edital Transformando Energia em Cultura é um instrumento transparente e democrático, pois possibilita que agentes culturais de diversas regiões da Bahia apresentem suas propostas e busquem apoio financeiro para desenvolvê-las. É uma ferramenta importantíssima pra a movimentação da cena cultural neste momento da pandemia”, ressaltou o superintendente.

Já o diretor-presidente da Coelba, Luiz Antonio Ciarlini, destacou que “o incentivo à cultura local está ancorado nas diretrizes da companhia de atuar como agente transformador junto às comunidades da nossa área de concessão.  A parceria com o Instituto Neoenergia fortalece ainda mais nossa atuação na promoção da diversidade cultural da Bahia”.

As inscrições do certame serão realizadas através do site do Instituto Neoenergia  (www.institutoneoenergia.org.br). Podem ser apresentados propostas que tenham como meta o impacto social e a transformação de pessoas e comunidades em todo estado, atendendo prioritariamente crianças e jovens em vulnerabilidade social e/ou que desenvolvam ações voltadas para a geração de trabalho e renda. A parceria foi discutida em reunião entre o Instituto Neoenergia e a SecultBa realizada em 07 de abril, com a participação da Secretária de Cultura, Arany Santana.

Fundado em 2015, o Instituto Neoenergia atua em áreas de promoção da inclusão social e de redução das desigualdades, a partir dos pilares de Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional. “Temos o compromisso de contribuir para o desenvolvimento das organizações da sociedade civil e colaborar com as metas da Agenda 2030 da ONU nas regiões onde a Neoenergia está presente”, revela Renata Chagas, diretora do Instituto Neoenergia.

FAZCULTURA - Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

INSCRIÇÕES E ORIENTAÇÕES AQUI
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.