• Corona Vírus Orientações
  • Sepromi

01/05/2021 06:30

Conselheiros emitem moções nas Sessões Plenárias do CEC

Os conselheiros estaduais de cultura, se reuniram na realização da 3ª e 4ª edição das sessões plenárias de 2021. O encontro virtual ocorreu nesta sexta (30), dando continuidade aos diálogos e decisões que são debatidos entre os conselheiros de territórios de identidade, de segmentos culturais e do poder público. As sessões estão disponíveis através do canal do CEC no Youtube.

As sessões plenárias do CEC são o ponto de encontro e de partida de diversas pautas abordadas e dialogadas constantemente com os conselheiros eleitos em suas representações tanto para os segmentos culturais como também nos territórios de identidade, além das representações dos conselheiros membros do Poder Público. Em cada sessão surgem novas demandas e propostas que são analisadas, votadas e encaminhados para a SecultBa.

Na primeira sessão do dia a 3ª sessão plenária a pauta iniciou com a fala da Presidente Pan Batista apresentando devolutivas e encaminhamentos, em sequência foi aberta a fala para as comissões de Normas e Legislações, Territórios de Identidade, Segmentos Culturais, além da Câmara de Patrimônio.

Já a pauta do período da tarde a 4ª sessão plenária conduzida pelo vice-presidente Gilmar Faro que propôs além dos diálogos, o momento de dedicação das moções, documentos que reconhecem personalidades, emite homenagens presentes e póstumas, defende pautas da sociedade, entre outros assuntos de segmentos culturais e de relevância da sociedade civil cultural. Confira as moções que foram aprovadas:

Autoria do Conselheiro e vice-presidente do CEC Gilmar Faro:

- Moção de Pesar falecimento do Ex-conselheiro Wilson Fernando Teixeira da Silva

- Moção de Aplausos pelos 5 anos de tombamento do Terreiro Unzo Tatêto Lembá. Terreiro de Lembá em Camaçari – Bahia.

- Moção de Aplausos pelos 50 anos do Alagoinhas Atlético Clube

Autoria da Conselheira Ladailza Teles e Conselheiro José Carlos Novaes:

-Moção de Repúdio sobre Taxação de Livros no Brasil

Autoria do Conselheiro Táta Ricardo Tavares:

-Moção de Aplausos à senhora Ricardina Pereira da Silva, Dona Cadu pelos seus 101 anos de vida e contribuição cultural

-Moção de Aplausos a Feira de Caxixis da Cidade de Nazaré das Farinhas

-Moção de Aplausos pela inauguração da Casa das Mulheres de Axé do Brasil

-Moção de Solidariedade e Apoio à Sra. Eliana Gonzaga de Jesus - Prefeita da Cidade de Cachoeira

Após as pautas das moções o Conselheiro Gilmar Faro como presidente desta sessão encaminhou para os membros o requerimento de nomeação da sala de sessões para Sala de Sessão Plenária Fernando Teixeira, em homenagem ao ex-conselheiro que faleceu no dia 3 de abril de 2021. O requerimento com a sugestão foi aprovado.

As sessões plenárias do CEC são sempre abertas ao público e em virtude das medidas restritivas de combate ao Covid-19, todos os encontros serão realizados de forma virtual e transmitidos ao vivo. Fale com os conselheiros através do e-mail conselho.cultura@cultura.ba.gov.br ou pelo nosso site r através das nossas redes sociais.

Confira os vídeos das sessões:

3° Sessão 9h https://youtu.be/qpL3OAMCORk

4° Sessão 14h https://youtu.be/zTzJRaiBZ1Q

Conselho Estadual de Cultura (CEC) - Órgão colegiado do Sistema Estadual de Cultura que tem entre suas atribuições a missão de apreciar e contribuir com a elaboração e o cumprimento do Plano Estadual de Cultura. Além disso, deve propor e estimular a discussão sobre temas relevantes para a cultura na Bahia, assim como promover a participação da sociedade civil na definição e fiscalização das políticas, programas, projetos e ações cultura.