• Oi sumido, tomar segunda dose
  • Use Máscara
  • novembro negro

Câmara de Patrimônio

04/10/2021 14:00

Presidente da Câmara de Patrimônio do CEC realiza visita técnica junto com o IPAC

O presidente da Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural do CEC Táta Ricardo Tavares realizou nesta segunda-feira (04), sua primeira visita técnica como presidente ao Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, centenário terreiro de Candomblé que há 21 anos é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Durante visita também estiveram presentes o Diretor de Patrimônio do IPAC Antônio Pelegrino, acompanhado da técnica em cultura Darê e do Diretor Geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) João Carlos Oliveira, recebidos pela Yalorixá Ana Verônica de Xangô, sucessora de Mãe Stella de Oxóssi.

Entre as pautas foi abordada a importância do fortalecimento do Museu do Terreiro que tornará acessível a História, Memória e Legado das Yalorixás - líderes dessa casa.

"O Ilê Axé Opô Afonjá é um lugar centenário e de grande legado ancestral e matriarcado, foi extremamente significativo para mim estar presente, dialogar com a Ekedy Ana Santo Amaro com grandes contribuições e principalmente à Yalorixá da casa, Mãe Ana Verônica de Afonjá. Foi uma reunião harmoniosa e bem produtiva" Disse Táta Ricardo.