• Oi sumido, tomar segunda dose
  • Use Máscara
  • novembro negro

05/10/2021 13:00

Panorama dos Sistemas Municipais de Cultura 2021 se encerra neste domingo

Aberto desde o dia 10 de junho, o cadastro do Panorama dos Sistemas Municipais de Cultura 2021 será encerrado neste domingo, dia 10 de outubro. Mais de 60% dos municípios baianos já atenderam ao chamado da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) e preencheram o formulário online com informações sobre os seus sistemas municipais de cultura. Para ter acesso ao formulário, clique aqui.

Desde 2013, a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) vem sistematizando os resultados obtidos a partir desta mobilização nos 27 territórios da Bahia. Os últimos dados revelaram que 94% dos municípios baianos dispõem de Órgão Municipal de Cultura, 49% aderiram ao Sistema Nacional de Cultura, 36% têm Conselho de Cultura, 31% sancionaram sua Lei do Sistema Municipal de Cultura, 18% formalizaram seu Fundo Municipal de Cultura e apenas 6% instituíram um Plano Municipal de Cultura.

O objetivo do Panorama dos Sistemas Municipais de Cultura 2021 é atualizar estes dados, que serão sistematizados, publicados e amplamente divulgados. Além disso, a SecultBa continuará orientando os municípios a constituírem os seus sistemas municipais e promovendo ações culturais estruturantes com aqueles que cumprirem as exigências institucionais.

Dúvidas e mais informações sobre o questionário podem ser acessadas através do telefone (71) 3103-3424 ou pelo e-mail municipios.culturais@cultura.ba.gov.br.

Encontros Territoriais da Cultura 2021 – Além do formulário online, a SecultBa também está levantando informações com os dirigentes municipais de cultura nos Encontros Territoriais da Cultura 2021. Neste mês de outubro será a vez dos territórios Vale do Jiquiriçá (07/10), Bacia do Jacuípe (14/10), Bacia do Rio Grande e Bacia do Rio Corrente (21/10) e Irecê (26/10). Para mais informações sobre os próximos encontros, clique aqui.

Diretoria de Territorialização da Cultura (DTC) - Ligada à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), a DTC tem como objetivo efetivar a política de territorialização da cultura, por meio do acompanhamento sistemático das ações de fomento e pela consolidação da participação social através das Conferências, Fóruns e Redes consolidados. Neste sentido, colabora com os municípios baianos na implantação dos seus Sistemas Municipais de Cultura, englobando ações de estímulo à integração dos agentes culturais municipais dos 27 Territórios de Identidade.